Último dia do ano e essa postagem só está saindo pra não deixar o hábito...ou teria que adicionar mais um item na lista de promessas para 2024. E eu quero é tirar coisas dela, mesmo que algumas tenham relação com produção textual (Spoiler...📚😀!). Mas 2023 veio com tanta coisa nova na minha rotina que eu não vou ficar me lamentando pela falta de tempo. Pelo contrário, vou valorizar o que tornou meu ano mais empolgante.
Uma coisa que me deixou muito animado foi ter recebido o convite para ministrar uma oficina de Design Thinking para uma turma do curso de Mestrado Profissional em Educação ofertado pelo IFS através do ProfEPT - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Nele os estudantes precisam criar uma solução educacional como parte da produção acadêmica exigida para a obtenção do título, o que se alinha perfeitamente à nossa visão institucional de contribuir na resolução efetiva de problemas da nossa comunidade.
Pois bem, com o desafio posto, mesmo que já tivesse ministrado oficinas de DT em outros momentos, e até mesmo usado a abordagem em uma disciplina inteira no curso de Licenciatura em Matemática (uma optativa que chamei de Intervenções Educacionais com Matemática), achei que precisava experimentar algo novo. A ideia foi a seguinte: "E se eu criasse um produto educacional usando o próprio Design Thinking como fio condutor do processo...enquanto estou ministrando a oficina com a turma?"
Primeiro eu pensei: "Muito arriscado! Nunca fiz algo assim..."
Depois ponderei:"Assim que é bom, né?!"
E foi!!! Não imaginava que teria um resultado tão positivo. Tanto na minha percepção, quanto nos feedbacks dos participantes. Resumindo como rolou a coisa toda:
- Criei um Modelo-teste de Canvas para Design de Produtos Educacionais no Google Documentos que deveria ser impresso em folha A4 para ser usado por cada participante individualmente. Este seria o meu produto educacional;
- Analisei se a estrutura estava alinhada com as etapas que eu seguia nas minhas vivências anteriores com a abordagem. Desde a primeira vez que o conheci até as experiências como facilitador de oficinas e na disciplina que já citei;
- Apresentei o modelo à turma, explicando que eles eram minhas "cobaias" e que, ao mesmo tempo que estaríamos aprendendo o que é o DT e como cada etapa pode ser implementada, eles estariam contribuindo para a validação do instrumento;
- Ao final da oficina colhi os feedbacks sobre o uso do instrumento e, junto com minhas observações de como cada um utilizava, fiz ajustes para a versão final.
Canvas de Design de Produtos Educacionais |
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