domingo, 31 de dezembro de 2023

Modelo Canvas para Design de Produtos Educacionais

 Último dia do ano e essa postagem só está saindo pra não deixar o hábito...ou teria que adicionar mais um item na lista de promessas para 2024. E eu quero é tirar coisas dela, mesmo que algumas tenham relação com produção textual (Spoiler...📚😀!). Mas 2023 veio com tanta coisa nova na minha rotina que eu não vou ficar me lamentando pela falta de tempo. Pelo contrário, vou valorizar o que tornou meu ano mais empolgante. 

Uma coisa que me deixou muito animado foi ter recebido o convite para ministrar uma oficina de Design Thinking para uma turma do curso de Mestrado Profissional em Educação ofertado pelo IFS através do ProfEPT - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Nele os estudantes precisam criar uma solução educacional como parte da produção acadêmica exigida para a obtenção do título, o que se alinha perfeitamente à nossa visão institucional de contribuir na resolução efetiva de problemas da nossa comunidade.

Pois bem, com o desafio posto, mesmo que já tivesse ministrado oficinas de DT em outros momentos, e até mesmo usado a abordagem em uma disciplina inteira no curso de Licenciatura em Matemática (uma optativa que chamei de Intervenções Educacionais com Matemática), achei que precisava experimentar algo novo. A ideia foi a seguinte: "E se eu criasse um produto educacional usando o próprio Design Thinking como fio condutor do processo...enquanto estou ministrando a oficina com a turma?"

Primeiro eu pensei: "Muito arriscado! Nunca fiz algo assim..." 

Depois ponderei:"Assim que é bom, né?!"

E foi!!! Não imaginava que teria um resultado tão positivo. Tanto na minha percepção, quanto nos feedbacks dos participantes. Resumindo como rolou a coisa toda:

  1. Criei um Modelo-teste de Canvas para Design de Produtos Educacionais no Google Documentos que deveria ser impresso em folha A4 para ser usado por cada participante individualmente. Este seria o meu produto educacional;
  2.  Analisei se a estrutura estava alinhada com as etapas que eu seguia nas minhas vivências anteriores com a abordagem. Desde a primeira vez que o conheci até as experiências como facilitador de oficinas e na disciplina que já citei;
  3. Apresentei o modelo à turma, explicando que eles eram minhas "cobaias" e que, ao mesmo tempo que estaríamos aprendendo o que é o DT e como cada etapa pode ser implementada, eles estariam contribuindo para a validação do instrumento;
  4. Ao final da oficina colhi os feedbacks sobre o uso do instrumento e, junto com minhas observações de como cada um utilizava, fiz ajustes para a versão final.
Ah...pra ser um pouco mais detalhista, havia em torno de 20 participantes e eles estavam em fase de repensar as soluções já propostas aos seus orientadores. Nosso tempo era quase impraticável...2 horas (por isso, inclusive, me forcei a produzir o recurso ou não teria outro jeito de fazer acontecer). 
Foi muito gratificante ouvir relatos de que a abordagem permitiu que os mesmos ampliassem sua compreensão do próprio produto educacional e "destravassem" a criatividade para pensarem em alternativas mais interessantes para seus trabalhos.

Por isso, dentre as muitas discussões que participei e das coisas que fiz, se muitas delas foram sobre o uso das tecnologias digitais e até do uso das Inteligências Artificiais na Educação, eu acabo o ano tendo mais certeza que as trocas feitas com olho no olho, as interações humanas bem mediadas, e a ênfase nos processos criativos e de autoria ainda serão o maior avanço na educação em 2024.

E se você quer usar o DT nas suas práticas e gostaria de ter mais um recurso na sua "caixinha de ferramentas", aqui está o meu "produto" . Pode clicar na imagem para acessá-lo👇 . (Esse foi meu segundo modelo canvas fruto de experimentação...se quiser conferir o meu primeiro, criado em 2015, clique AQUI)

Canvas de Design de Produtos Educacionais

Finalizando o ano e eu até tinha pensado em aprofundar o debate sobra as ferramentas de IA pra meio que fazer o link com a primeira postagem de 2023...mas fazendo a retrospectiva percebi que as melhores experiências ainda foram baseadas na experiência humana como essa que tive com colegas num auditório, com cronômetro projetado na tela e anunciando a cada etapa: "Prontos?! Podem começar..."

Feliz 2024! 🎆🎉

Nenhum comentário: