sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Modelo Canvas para Design Educacional

Olá, professores

já há algum tempo tenho pensado em disponibilizar um material que eu criei com a finalidade de servir de modelo para o planejamento de experiências e conteúdos educacionais. Esse modelo foi concebido com base em um documento denominado canvas, que geralmente é utilizado para substituir os planos de negócios convencionais (clique no link para mais informações).

Aproveitando minha formação como designer instrucional e enxergando as potencialidades de aplicação desse tipo de material para o contexto educacional, acabei por chegar em um esquema que permitisse a estruturação dos elementos de um projeto educacional (seja de um produto ou de uma experiência de aprendizagem) mantendo, e explicitando, suas relações e permitindo a visualização clara e o bom entendimento para o público envolvido no desenvolvimento da atividade.

Acho que ficou muito bom! Eu tenho usado como modelo para os meus projetos e acho que merece ser compartilhado. Por isso estou disponibilizando sob a licença  Creative Commons pelo Flickr.

Confiram, abaixo, o modelo e um exemplo de atividade sugerindo como os espaços devem ser preenchidos.
  
Canvas de Design Educacional

No exemplo, uma adaptação de jogo de damas para ser utilizado em uma situação de aprendizagem sobre adição e subtração de números inteiros. O ideal é ilustrar com figuras e todos os registros esperados pelo educador (principalmente na área de Ações/Procedimentos e Avaliações/Indicadores)


Espero que tenham gostado! Fiquem a vontade para utilizar... :-D

Nenhum comentário: