terça-feira, 15 de março de 2022

A Matemática e suas Tecnologias nos Itinerários Formativos do Currículo Sergipano

2022 começou com tudo aqui em Sergipe!

Se você se ligou no título dessa postagem já imagina que devo estar falando sobre o cenário educacional. Pois é, foi lançado em formato digital, pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, o "Currículo de Sergipe: Integrar e Construir - Ensino Médio". O material apresenta um norte para as redes de ensino tomarem como referência na implementação do Novo Ensino Médio no nosso estado. 

Claro, como um professor que atua em um curso de Licenciatura em Matemática eu tenho particular interesse no teor do documento, no entanto confesso que minha primeira passada de dedo foi na parte referente aos itinerários formativos em Matemática e suas Tecnologias. Minha expectativa era de ter mais subsídios pra fundamentar alguns debates que sempre surgem em algumas disciplinas que leciono, como Iniciação à Docência em Matemática. O questionamento sobre como o currículo permitiria o aprofundamento de alguns aspectos que julgamos importantes para a formação do indivíduo, e que não são previstos na formação geral básica, sempre me levou a responder citando os itinerários formativos como alternativa viável.

Então fui lá conferir as sugestões que estão previstas no documento, e aproveito pra listar aqui apenas os títulos e temas (cada uma é detalhadamente apresentado no texto e precisa ser lido na íntegra...depois aproveite e clique no link que deixei disponível mais acima ☝😁):

  • Sustentabilidade, o que a Matemática tem a ver com isso?
    • Matemática como intervenção solidária
    • Matemática e suas aplicações (nesse inclusive acho que há um erro de digitação na descrição, pois nas "Orientações didáticas" o tema é indicado como "Matemática em época de pandemias"...ou eu interpretei errado 😊 )
  • Matemática no mundo digital
    • Letramento digital
    • Construção de audiovisual
    • Canal Matemática na Ciência
  • Etnomatemática, um encontro entre culturas
    • Existem outras matemáticas?
    • Etnomatemática através de origamis
  • Matemática e temas político-sociais
    • Pensar a matemática politicamente
  • Sou empreendedor
    • Empreender, um desafio para quem gosta de desafios
    • A hora de pôr a mão na massa, como empreender
  • Laboratório de Matemática computacional
    • Matemática dinâmica
    • Introdução a algoritmo
  • Educação Financeira
    • Descobrindo a importância de economizar
    • Como ter o controle financeiro
Particularmente, achei bem interessantes as propostas. Algumas, ao meu ver, são mais restritivas (mesmo que sejam legais), como a que prevê o estudo dos origamis (daria pra ampliar o tipo de produções e manifestações culturais associadas às etnomatemáticas). Também senti falta de um tema que se voltasse ao aprofundamento do aspecto lógico-dedutivo que é inerente ao saber matemático (e com a maturidade cognitiva do aluno do Ensino Médio, poderia perfeitamente estar contemplado como proposta de título ou tema). Esta proposta estaria, inclusive, alinhada à competência 5 e a outros pontos da própria BNCC, que nos mostra que a Matemática pode (e precisa) ir além das aplicações práticas.

Mas no final das contas, o legal é que o currículo é dinâmico e ele vai evoluindo ao longo do tempo, né? E o bom é que já terei mais argumentos pros debates...que agora, com certeza, serão mais frequentes considerando que a partir deste ano todas as redes devem se adequar à essa nova realidade. Além disso, todes nós precisamos, como agentes de formação docente, começar a articular formas de dar um suporte às redes da Educação Básica para que as mudanças tragam impactos positivos para a formação dos jovens e para a nossa sociedade.

Agora...acho que o ano só vai começar mesmo quando cada professor/a estiver naquela primeira prática de um desses itinerários, seja com um papel com dobraduras ou um computador à sua disposição. Então, um 2022 de boas descobertas e grandes experiências pra vocês! 😉

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