quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Google Arts & Culture e Tour Creator em contextos educativos

E aí pró! Você, como eu, também está espantadx por já estarmos no segundo semestre de 2019?
Então...mesmo com a correria, sempre dá pra brincar com aquelas ferramentas que a gente deixa um pouco de fora no dia a dia, mas fica doido pra arrumar uma oportunidade de usar. Como aquele livro que a gente compra e deixa na estante pra ler quando arranjar um tempo que sempre tarda a chegar.

Pois bem, vou aproveitar essa postagem pra indicar duas dessas ferramentas que decidi usar pois já estavam na minha mira há um bom tempo. São elas o Arts & Culture e o Tour Creator, duas soluções muito legais do Google que vejo poucos professores usarem (ou apenas os de História, Artes ou Geografia, como se fossem soluções restritas a essas áreas). Para conhece-las melhor clique nos links do texto. Aqui vou descrever como elas me serviram.

Com o Google Arts & Culture usei a possibilidade de navegar virtualmente pelo Museu Afro Brasil para criar uma aventura solo paradidática chamada "Uma noite no museu com o Arts & Culture". Usando uma narrativa no estilo das aventuras investigativas de Carmem Sandiego (ah, eu sei que você conhece! ;-), elaborei uma história permeada de referências em Etnomatemática apresentada em um Formulário (também do Google). Na verdade eu já tinha testado antes em uma atividade com professores, mas sem usar a possibilidade de o jogador inserir uma resposta para avançar na aventura. Achei que assim ficou bem mais interessante, pois há a possibilidade de compartilhar nas redes sem que eu precise estar presente pra validar a resposta ao problema proposto. Quer ter uma ideia melhor de como isso ficou? Então clique na imagem do museu e tente desvendar o mistério.

Já o Tour Creator foi usado com uma outra pegada! Já tinha pensado em usar também com a proposta de servir de plataforma pra uma narrativa como a ilustrada acima, mas mudei de ideia quando me solicitaram um mapa de um evento que estou dando um suporte: o IV Encontro da Rede de Leitura Inclusiva de Sergipe. Como minhas habilidades de desenho não são tão desenvolvidas, pensei em criar um mapa interativo indicando as atividades que ocorrerão no evento usando a plataforma. Aproveitei pra inserir a narração de cada local para que a experiência ficasse o mais acessível possível. O resultado final é um mapa que promove uma imersão tal que não ocorreria se apenas fizesse uma maquete digital (mesmo em 3D) do espaço do evento. Você pode ver como ficou clicando na imagem da capa acima. 

É isso! A gente vai brincando, testando, experimentando e percebendo como essas duas ferramentas são poderosas. Já pensou em incrementar suas atividades com recursos propícios para fazer storytelling, gamificação, ou usar realidade virtual nas suas aulas? Então pense com carinho nessas opções. Use a imaginação e arrisque-se com ferramentas que você acha que não foram feitas para a sua disciplina! #inovarparamim é bem isso! ;-)


Nenhum comentário: