sábado, 4 de maio de 2019

Matemática e Vingadores: Ultimato - Sem Spoiler!

Olá, pessoal!

Bem, essa postagem está sendo inspirada por dois acontecimentos: assisti recentemente o filme Vingadores: Ultimato e, no próximo dia 06 de maio (segunda-feira), é celebrado o Dia Nacional da Matemática. Esse dia foi instituído com o objetivo de popularizar uma ciência que está intimamente presente nos avanços científicos e tecnológicos pelos quais a sociedade passa.


E qual é a relação entre a Matemática com o filme? Você deve estar se perguntando. Bem, há uma cena em que Tony Stark faz uns experimentos em uma mesa de projeção holográfica (daquelas que a gente fica doido pra que saiam da ficção e cheguem na nossa sala) e manipula uma Fita de Mobius. Ela é uma superfície que possui várias propriedades interessantes. Uma delas é que ela representa um caminho sem fim nem início, infinito, onde se pode percorrer toda a superfície da fita que aparenta ter dois lados, mas só tem um.

Enquanto assistia a cena no telão passou aquela sensação legal de quem sabe que entendeu a referência. E o mais interessante é que tive uma breve recordação da minha época de graduação. Mais especificamente um dia que encontrei um colega de curso sentado nos corredores brincando com uma fita em papel e me explicando que estava analisando outras construções de superfícies baseadas na mesma estrutura. Já havia uma pequena pilha de superfícies representadas ao seu lado. Sem brincadeira!

Se isso não bastasse pra fazer uma relação entre a Matemática e os Vingadores, tenho que lembrar que os personagens mais "legais" são cientistas ou nerds assumidos. Afinal Tony Stark, Bruce Banner e Peter Parker provavelmente estão no time #mathiscool, não? E só isso já bastaria pra evocarmos um movimento em prol da popularização da Matemática na sociedade. Aliás, da ciência de uma forma geral! Sim, porque ela permeou toda a saga estando presente em, praticamente, todos os filmes da franquia.

E que bom que estamos em uma época em que a ciência está ficando pop. Um Dia Nacional da Matemática acaba assumindo um status maior do que a maioria ainda percebe. Porque quando imagino que a mesma curiosidade que levou meu colega de faculdade a "brincar" com uma fita de papel nos corredores da UFS poderia fazer parte do cotidiano de alunos da Educação Básica, tenho a certeza que toda iniciativa realizada no dia 06, por professores e entusiastas do letramento científico, será como uma chamada à aventura. 

Qualquer um pode contribuir, mesmo sem fazer nenhum evento ou ação. Nem precisa ser cientista ou professor de Matemática. Basta ser um pai, mãe, parente ou responsável que não reforçam o discurso de que a Matemática é "difícil" ou "chata", mesmo que ache que é. Basta incentivar os jovens a se manterem engajados, mesmo diante dos erros (que fazem parte de todo o aprendizado) e dos obstáculos.

A persistência é inerente ao ser cientista. Como Steve Rogers antes de virar o Capitão América, lembra? Sempre que era atingido, se reerguia e falava: "Posso fazer isso o dia todo!"  ;-)



Nenhum comentário: