segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Nada de só pensar "fora da caixa"!

Isso mesmo! 

Se tem uma dica que posso dar para iniciarmos o novo ano seria essa. Digo isso porque acredito que estamos vivendo em um momento em que cada vez mais parece haver dois movimentos dicotômicos acontecendo: muita gente se fechando em sua própria caixinha (e as redes sociais estão contribuindo muito pra isso), e outras defendendo que devemos sair ou pensar "fora da caixa" (afinal ser "criativo" e "inovador" parece estar na moda há algum tempo).

Pois bem, na metade do último dia do ano, enquanto assisto uma série de palestras sobre cidades inteligentes do TEDx, percebo que a maioria das minhas ideias sempre surgem quando me permito visitar outras "caixas" diferentes da minha (a "caixinha" da Educação). Não à toa, um dos aspectos que influenciam no pensamento inventivo ou criativo é o nosso repertório. E quanto mais diverso, melhor, isso é um fato inegável!

Por isso, independente da área na qual você atua se permita, ou melhor, crie um hábito de adentrar em outras "caixas", ouvir outros profissionais, conhecer outras ideias. Mas vá além do pensar "fora da caixa" pois só isso pode não servir...prefira agregar todas essas ideias e tornar a sua caixinha cada vez maior. Vou até aproveitar e deixar aqui a palestra que me despertou e inspirou essa postagem de fim de ano, cujo tema é Cidades para Pessoas, da Natalia Garcia no TEDxFloripa 2013. Independente da sua área de atuação tenho certeza que vai servir pra você, afinal todos nós somos "pessoas", não é? (ou será você um "bot" passando por aqui? 😐)

E por falar nisso, vá além das "caixinhas" que te levam a pensar apenas como um profissional inovador e criativo. Se permita ouvir músicas que acredita que nunca ouviria devido o seu "gosto" musical, se abra para conhecer outras formas de pensar e de conviver diferentes das que você acredita serem as corretas por nortearem sua própria conduta (claro, preze sempre por aquelas que não causem prejuízos ao nosso direito à liberdade ou ferem nossa condição como seres humanos), deixe seu espírito aberto a novas maneiras de se conectar com sua espiritualidade...ou seja, amplie sua "caixinha" de crenças pessoais e tenha um
 Feliz 2019!


Nenhum comentário: