domingo, 21 de outubro de 2018

CriAtividade Matemática e a mentalidade de crescimento

Essa postagem é mais uma sugestão de referência para leitura para professores de Matemática do que qualquer outra coisa!

Bem, achei que deveria compartilhar isso depois de perceber que nos dois últimos eventos em que fui ministrante de oficina ou proferi uma palestra eu praticamente me apoiei na proposta da Jo Boaler, apresentada no seu livro Mentalidades Matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Definitivamente um dos melhores livros da atualidade que tratam de boas práticas para promover a aprendizagem matemática através da criatividade e da mudança de uma mentalidade fixa para o que a autora chama de mentalidade do crescimento.

Jo é professora de educação matemática, pesquisadora da Stanford University e cofundadora do YouCubed (e minha outra sugestão é que você acesse o site do projeto clicando AQUI...você não vai se arrepender!). Além disso ela é analista de testagem do PISA e autora do primeiro MOOC (um curso online aberto e massivo) de ensino e aprendizagem de Matemática. O currículo completo dela mereceria uma postagem própria. 😀

Seu livro apresenta propostas fundamentadas nas últimas pesquisas sobre neurociências, além de vários exemplos práticos e análise de casos em que suas ideias foram implementadas.

Agora é minha obra preferida dentre todas as que já li sobre aprendizagem de matemática e merece ser conhecida por todos os colegas professores.

Pode inserir na sua lista! Não tem erro...ou seria melhor ter? (Tá, a piada só vai ter sentido depois que você ler o livro ou acessar o site...desculpe 😊)
Boa leitura!


Nenhum comentário: