domingo, 2 de setembro de 2018

Alguns professores serão substituídos pelo computador, sim!

Desculpem informar, mas é a verdade!
Só que não precisamos nos preocupar, pois isso só vai acontecer com aqueles que não entenderem como isso vai acontecer. Por isso resolvi ajudar a esclarecer algumas coisas.
Desde os primeiros debates sobre os impactos do uso do computador na Educação os argumentos sobre os "perigos" advindos dessa revolução permeiam as discussões. Pessoalmente, minha iniciação no universo da "informática" foi através do paradigma instrucionista...aprendi mais com um software de treinamento do que com um colega estagiário (que deveria me ensinar pessoalmente e me orientar), na época em que estagiava num banco, aos 15 anos. Daí veio minha paixão pela tecnologia. A questão é que, mesmo assim, nunca acreditei que o computador substituiria o professor. Mas isso foi há mais de 20 anos atrás. 
Sabem o que temos hoje? Não, ainda não temos o computador substituindo o professor. Mas a máquina tem permitido que nós sejamos substituídos por outros professores. É isso que acontece quando um aluno opta por aprender com um professor "youtuber" do que com o que está à sua frente na sala de aula. E não estou dizendo que isso é ruim.
Agora, daqui a 10 anos (ou menos) minha opinião é que, aí sim, o computador irá substituir (aquele que ainda insistir em adotar unicamente aulas expositivas com foco no professor). E o que me mostra isso são os últimos avanços da Inteligência Artificial. 
Quem tem acompanhado um pouco as pesquisas acerca de computação cognitiva, machine learning e personalização do ensino já deve ter percebido isso. Em breve não duvido que aquele mesmo aluno que nos troca por um "youtuber" irá nos trocar por um assistente-tutor virtual. Afinal, quem já usou a Siri, a Cortana ou o Google Assistant teve apenas um vislumbre de um tipo de interação que se aproxima à de um professor tradicional e seu aluno. O futuro nos reserva assistentes virtuais que serão reconfiguráveis para o estilo de aprendizagem de cada um. E nem precisa ser uma adaptação muito complexa: poderia ser apenas uma alteração no sotaque ou entonação de voz, porque determinado aluno prefere aprender ao som da voz do dublador do Goku (como mostra alguns comentários de vídeos do Khan Academy que usam esse recurso :-). Evidentemente, outras adaptações em outros níveis serão possíveis.
Resumindo, se até agora não fomos substituídos pelo computador (mas, sim por outros professores que souberam se apropriar da ferramenta para disseminarem suas práticas), em breve isso será realidade. 
A solução para que não sejamos impactados com isso? Simples: basta assumir e praticar tudo o que já vem sido defendido nas últimas décadas sobre uma educação inovadora, ou melhor, uma educação voltada para as demandas da sociedade contemporânea. 
Se você não sabe que educação é essa talvez seja um dos primeiros a deixar de ser preferência.
E não adianta reclamar! Nenhuma revolução deixa de causar algum desconforto. Por isso esteja preparad@! 
Depois não vai adiantar culpar o sistema...
O meu assistente-tutor virtual vai se chamar "Pró"



Nenhum comentário: