quarta-feira, 23 de maio de 2018

Como usar games na sala de aula?

Eu não sei como fiquei tanto tempo sem falar nisso aqui!

Acho que o motivo é a implementação natural desde minhas primeiras investidas no uso de tecnologias digitais no ensino (pra mim não é nada inusitado). Desde os jogos de RPG de mesa  com fins pedagógicos, migrando para os RPGs eletrônicos criados com o RPG Maker eu sempre acreditei nessa mídia como ferramenta educacional.
Por exemplo, a imagem ao lado é uma tela de um game criado no RPG Maker 2003 (sim faz um tempão!), com alunos meus da turma de História da Matemática para crianças da antiga 5º série. Parte da graça sempre foi criar as narrativas...seja na versão tradicional ou na versão digital dos Role Playing Games.

Pra mim, tirando a proposta de gamificação de processos (que já virou febre hoje), há três formas de se implementar experiências de aprendizagem com jogos eletrônicos: 1. usando um game convencional já pronto (criado para entreter, mas aplicado para ensinar algo); 2. usando um game educativo (também criado por terceiros, mas concebido já com objetivos didáticos claros); e 3. criando o próprio game. E adivinha qual é o que eu acho mais enriquecedor? Claro, a terceira opção (o negrito deu na cara, né?!)

Só quem já propôs a um aluno a criação de um jogo eletrônico sabe como a experiência é fascinante. E quem acha que isso é uma atividade para experts está muito enganado. Como toda prática educativa eficiente com uso de recursos digitais, o foco sempre deve estar na experiência de criação e na discussão dos conceitos e estratégias...e esta não pode ser prejudicada por uma interface pouco intuitiva ou com funcionalidades que levam muito tempo para aprender.

Por isso, se você quer tentar ingressar nesse universo eu tenho a dica do dia. O melhor software gratuito para edição de games, e que pode ser usado por crianças e jovens (ou até adultos que gostem de jogos) é o Kodu Game Lab, da Microsoft. Com ele o usuário pode usar um dos modelos disponíveis para editar ou produzir um jogo do zero, desde a criação do cenário até a programação dos eventos, que é feita sem a necessidade de inserir linhas de código.


Não vai ser difícil achar tutoriais no Youtube pra aprender a usar...mas sugiro que façam como eu...brinquem primeiro. Ou melhor, joguem! ;-)

Nenhum comentário: