sábado, 21 de abril de 2018

3 Melhores Aplicativos para Desenvolver o Pensamento Geométrico

E aí, galera!

Já estava querendo fazer uma postagem sobre melhores aplicativos para ensino de Geometria (na minha opinião, claro!) há algum tempo. O problema é que o Geogebra sempre foi minha melhor referência, e ele já é muito conhecido e utilizado por colegas professores de Matemática. Ele é, certamente, um dos melhores softwares e apps voltados para o ensino. Eu uso com alguma frequência com alunos de graduação ou do Médio no IFS.

Mas de uns tempos pra cá (aliás, depois que troquei meu smartphone para um com Android) conheci 3 opções que merecem a nossa atenção, por basicamente 3 motivos: 1. Desenvolverem o pensamento geométrico nos diversos níveis; 2. Envolverem dinâmicas de gamificação e 3. Serem gratuitos. E digo uma coisa, eles podem e devem tranquilamente ser indicados para atividades que enfatizem investigação matemática (uma "tendência" metodológica defendida por quem propõe a "modernização" do ensino de Matemática nos ambientes escolares hoje). Aliás, me arrisco a dizer que, com uma boa orientação, eles conseguem desenvolver bem os níveis de compreensão apontados pelo modelo de van Hiele que descrevem as características do processo de raciocínio em Geometria: visualização, análise, dedução informal, dedução formal e rigor.

São eles o Pythagorea, o Pythagorea 60º e o Euclidea, desenvolvidos pela Horis International Limited (clique nas imagens para acessar)

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.hil_hk.euclideahttps://play.google.com/store/apps/details?id=com.hil_hk.pythagoreahttps://play.google.com/store/apps/details?id=com.hil_hk.pythagorea60

Bem, não preciso discutir a importância em estimular e desenvolver o pensamento geométrico desde cedo. Mas eu sou de um tempo em que tive aulas de Desenho Geométrico desde o "2º Grau", e fazia tudo com instrumentos geométricos à mão (e gostava muito desse tipo de atividade, além de ter me ajudado muito a desenvolver algumas habilidades que tenho hoje, e que viraram uma das minhas marcas como profissional de Educação).

Então, arranje um espaço na memória do seu dispositivo e baixe esses apps! E curta esses puzzles nas filas de espera...e, de quebra, ainda desenvolva seu pensamento geométrico! ;-)

Nenhum comentário: