terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Educadores, Aprendizagem criativa e Inovação

2017 está já no finalzinho e tinha que registrar aqui as minhas experiências mais impactantes do ano, no tocante à minha formação profissional. 

A primeira é o ingresso no programa de Innovator do Google for Education, que iniciou online com uma turma de 36 educadores, no Allo e WhatsApp, e culminou na vivência de dois dias na sede da Google, em São Paulo. Foi uma experiência renovadora, com foco na inovação e na criação de vínculos que, certamente, durarão uma eternidade.

Isso, inclusive me inspirou a me tornar líder do Grupo de Educadores Google - GEG Aracaju, no intuito de reproduzir o mesmo ambiente de coletividade que vivenciei e continuo vivendo, mesmo à distância.

A segunda é o curso que ainda estou concluindo (atrasado, devido também às atividades de final de período, mas que faço questão de fazer).  O curso Learning Creative Learning, com a equipe do Media Lab, do MIT, é coordenado pelo Mitchel Resnick, autor do livro Lifelong Kindergarten: cultivating creativity through Projects, Passion, Peers and Play e líder da equipe que desenvolveu o SCRATCH.

Os dois foram marcantes por vários motivos, seja por me apresentar o Design Thinking na prática na Academia de Inovação do Google (algo que eu sempre quis aprender), ou por evidenciar os princípios da aprendizagem criativa adotados pela galera do MIT (os 4 P's). 

Mas o que foi melhor nisso tudo, além de serem experiências ofertadas por organizações mundialmente reconhecidas como Google e MIT, foi perceber que tudo isso, inovação e criatividade, mais que tecnologia, dependem basicamente de...PESSOAS. E as que eu encontrei nessas duas comunidades que foram criadas agora no finalzinho desse ano são muito especiais. Todas apaixonadas, engajadas e com o objetivo de melhorar a Educação no Brasil! E se você já viu o texto do meu perfil, vai entender minha felicidade em fazer parte desses coletivos.  

Ah...e como não poderia deixar de ser, tenho duas dicas de encerramento de ano: uma é a comunidade aberta criada depois de fazer o curso de Aprendizagem Criativa (clique na imagem acima para acessar a página), a outra é um convite para fazer parte da comunidade do GEG Aracaju, um grupo que está iniciando com a liderança compartilhada entre mim e o professor Ozéas Péricles

Então clique na imagem ao lado e comece bem ano que se inicia! 
Em 2018 aprenda, compartilhe, inspire e capacite! ;-)

Nenhum comentário: