domingo, 29 de outubro de 2017

Programa Google Innovators e certificações Google for Education

E aí, pessoal

não é de hoje que eu uso as ferramentas Google...e o histórico das postagens desse blog (e o próprio editor de blog que uso) já indicam isso. Então, sim, sou entusiasta e incentivador da maioria das plataformas desenvolvidas pela gigante da tecnologia. Então já me considero, há muito tempo, um "Educador Google", vamos dizer assim. 

Evidentemente faço uso de interfaces de outras organizações, como por exemplo o Kodu Game Lab, da Microsoft (que, na minha opinião, é o melhor editor de games para quem quer trabalhar com projetos educativos de jogos eletrônicos com crianças e jovens). Mas a única que tem me proporcionado um ecossistema integrado, e que me permite desenvolver atividades colaborativas da maneira a atender meus objetivos são as ferramentas Google (desde o SketchUp e Earth até o Google+, o Blogger, o Youtube, o atual Classroom, Blockly, Drive, etc). 

Por isso fiquei muito feliz em encontrar os programas de treinamento e certificação do Google for Education, pois mesmo que eu já conhecesse e utilizasse a maioria dos recursos, aprendi muita coisa legal depois que comecei a fazer alguns no meu tempo livre. Daí para ter minha primeira certificação foi natural. Ela, no meu caso, me dá a certeza que o que tenho feito no tocante ao uso das tecnologias digitais está em sincronia com as últimas tendências. Até porque o programa não foca apenas na proficiência do uso dos recursos, mas nas metodologias adotadas pelo educador.

Acredito que todo professor que atua com tecnologias digitais pode enriquecer muito seu trabalho ao agregar os conhecimentos adquiridos enquanto faz os programas de "treinamento" da plataforma. E eu coloco entre "aspas" mesmo, porque entendo que é muito mais do que isso. Tanto é que usei várias ideias apresentadas no programa pra elaborar meu projeto para a seleção do programa Google Innovator (que encerra as inscrições amanhã, dia 30 de outubro). 

Bem, o resultado é o material abaixo. E mesmo que não faça parte dos projetos selecionados, já valeu pelo que aprendi durante o processo de criação. Aproveita e dá uma olhada, porque pretendo executar de qualquer maneira...e toda colaboração será bem vinda! 😀


E conheça mais programas e projetos do #GoogleEI
P.S.: Não esqueça de acessar os links dessa postagem para conhecer mais sobre cada tópico

Nenhum comentário: