quarta-feira, 1 de março de 2017

Design Universal para Aprendizagem e Recursos Acessíveis para Ensino de Matemática

Olá,

quem acompanha o blog deve lembrar que parte das atividades que desenvolvo estão relacionadas às ações do MIDEAM, um projeto que visa capacitar profissionais da educação no uso das tecnologias digitais (vejam que agora não restrinjo apenas às aplicações no ensino de Matemática, embora ainda mantenhamos essa proposta). Desde 2015 passamos por uma renovação e temos iniciativas que vão além das oficinas de uso de interfaces digitais nos contextos educacionais. Agora estamos também produzindo recursos para serem utilizados por professores e alunos.

Em 2015 elaboramos 3 histórias interativas no formato de aplicativo para Android para serem utilizadas por professores que atuam na alfabetização matemática. De lá para cá, no entanto, percebemos que faltava algo...e não foi difícil entender o que seria: tornar o material acessível para os diferentes perfis de alunos que teriam contato com os recursos. Por isso temos incorporado e estamos nos apropriando de uma área que tem contribuído muito para adequarmos nossas produções às demandas de uma Educação mais Inclusiva, o Design Universal para Aprendizagem.

Símbolo de Acessibilidade criado pela ONU
O Design Universal foi concebido no contexto da Arquitetura, e propõe o enfoque da disponibilização de produtos, serviços e ambientes usáveis pelo maior número de pessoas possível. Nesse caso, o Design Universal para Aprendizagem acaba sendo a apropriação (e adequação) dos princípios defendidos pelo DU para o contexto da Educação. Esse blog, por exemplo, tem uma funcionalidade de uso de um plugin do Hand Talk para traduzir o texto para a LIBRAS, com a finalidade de ampliar o acesso do conteúdo aos surdos que não dominam a Língua Portuguesa, mas são fluentes na segunda língua oficial do Brasil.

O que estamos fazendo no MIDEAM agora é implementar os princípios do DUA para produzir material para ensinar Matemática. Um desafio que tem nos mobilizado nos últimos meses. E daqui a um tempo espero já ter algo interessante para postar por aqui, com alguns resultados. Mas até lá fiquem com três referências que tem ajudado muito no nosso projeto...e pode ajudar no seu também, pois se leu esse texto até aqui certamente tem alguma afinidade com o tema ;-)

Um é o Manual de Desenho Universal para Livros Didáticos, o outro é o Caderno de Educação Especial do PNAIC, e o que gosto mais é o Guia de Mediação de Leitura Acessível e Inclusiva um material de ótima qualidade que me mostrou que estamos no caminho certo (pois antes de conhecê-lo já implementava a mesma proposta apresentada no nosso material).

Então acesse o material pelos links, boa leitura e ótimas produções...pois agora 2017 começou...:-)
Abaixo um esquema ilustrativo dos princípios do DUA...

Fonte: CAST - What is UDL? (acessível em http:\\www.cast.org)



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