domingo, 18 de dezembro de 2016

Como escolher a melhor escola para seu(sua) filho(a)?

Oi, pessoal

nessa última postagem do ano (provavelmente) vou aproveitar um tema que é recorrente nesse período de final de ano letivo e que preocupa alguns pais: a busca por uma escola que melhor atenda às necessidades de seu(sua) filho(a) (e às suas próprias, lógico!). Acabei resolvendo postar aqui por dois motivos: o primeiro é que tenho visto em algumas redes sociais alguns pais solicitando a opinião de outros pais para terem um norte, e esse meu lado sempre é levado a ajudar meus pares...o segundo é que o meu lado de educador me reveste de alguma autoridade e um olhar mais especializado sobre o tema (assim como só um profissional da Saúde poderia indicar algum medicamento para curar uma enfermidade de alguém doente).

Bem, então resolvi apresentar no formato de 5 dicas imprescindíveis que todo pai deveria seguir ao pesquisar um local que vai ajudar a moldar o profissional e a pessoa que seu(sua) filho(a) será (sem esquecer que essa função é, também, da família...só pra lembrar). Claro, vocês vão perceber que o foco são as escolas privadas, mas algumas vão servir bem para orientar pais que matriculam seus(suas) filhos(as) na rede pública. Então aí estão elas:

Dica 1. Reflita sobre a real necessidade de priorizar escolas mais caras e "maiores", imaginando que elas serão as melhores para seu(sua) filho(a). Pense bem...se nessa escola você (ou qualquer outro pai) precisou colocar seu filho em um reforço escolar isso quer dizer que há falhas na formação. Na verdade, no sistema atual, é impossível pensar que as turmas são homogêneas...e sendo assim, numa turma de 30 a 40 alunos nenhum professor atinge 100% desses estudantes.

Dica 2. Seguindo a ideia da dica anterior, pode ser interessante optar por uma escola de bairro, menor em tamanho, de maneira que se consegue priorizar uma relação mais pessoal entre a equipe pedagógica e os alunos, e entre os próprios alunos, que mais possivelmente terão um contato mais próximo entre eles dada a chance de morarem nas mesma vizinhança. Além do fato de se poder economizar com transporte ou outros gastos e problemas que as grandes distâncias imprimem.

Dica 3. Como você vai considerar as dicas anteriores vai sobrar um dinheiro no bolso, que será economizado com uma mensalidade mais barata e redução de custos com alimentação e transporte (fora a diminuição do estresse por não precisar enfrentar aquele trânsito todos os dias). Sendo assim, analise que outras atividades complementares a escola já proporciona e pense em enriquecer a formação de seu(sua) filho(a) com atividades esportivas (natação, lutas marciais, etc) ou pedagógicas (cursos rápidos de línguas estrangeiras, computação ou artes, visitas a museus, espetáculos de teatro, viagens etc) dentro ou fora do ambiente escolar. Ah...e você ainda pode comprar os livros que ele gosta de ler, assinar uma internet de melhor velocidade e provedores de conteúdo de melhor qualidade (TV por assinatura ou serviços de streaming). Tudo isso enriquece o repertório e pode ajudar a torna-lo mais versátil pessoal e profissionalmente.

Dica 4. Questione pela linha pedagógica adotada na escola, quais são os objetivos, em que acreditam e como poderão contribuir para que a formação vá além do "prepraratório para concursos" (como o ENEM, ou os vestibulares da vida). Sim, porque uma boa formação, hoje, deve preparar para os vários cenários que podem se apresentar no futuro do seu(sua) filho(a) pois carreiras novas surgirão e outras desaparecerão muito em breve e há incontáveis casos de sucesso/satisfação em profissionais/empreendedores que não cursaram ou concluíram cursos superiores. No entanto todos esses geralmente são pessoas inteligentes e versáteis...atributos que ainda são estimulados ao seguirem essas dicas...

Dica 5. Ao questionar sobre a linha pedagógica seguida pela instituição, procure saber como a escola atende alunos com necessidades especiais...MESMO QUE SEU(SUA) FILHO(A) NÃO SE ENQUADRE NO PERFIL. A inclusão social é responsabilidade de todos, e a escola não tem abraçado essa responsabilidade porque esse grupo é uma minoria. Mas se você está ciente de que uma sociedade justa para você e os seus requer o bem estar de todos ao seu redor (sua comunidade, sua cidade, seu país...) vai entender que a simples ideia de que as pessoas estão cobrando isso (assim como optam por comprar um produto ecologicamente correto em prol da sustentabilidade) pode surtir algum efeito positivo para todos. Além disso, seu(sua) filho(a) só tem a ganhar convivendo com as diferenças! ;-)

Acreditem, o que garante o sucesso do aluno é o seu empenho, engajamento e um bom suporte familiar! Não foram poucas as vezes que conheci alunos com tais características e que se deram bem mesmo em escolas ditas "medíocres" (no sentido de não serem as TOP). E o contrário também...

Bem...é isso! Se você tem alguém na família que já quis uma opinião sobre que escola escolher para o filho, aqui foram algumas dicas de quem atua na área e tem alguma experiência nos diversos níveis de ensino...além de ser um pai que já passou, e passa, pelos mesmos problemas...e tem conseguido resolver alguns deles com alguma satisfação.

Nenhum comentário: