terça-feira, 5 de janeiro de 2016

A descoberta dos "podcasts" por um educador

Olá,

feliz ano novo! Para iniciar 2016 quero aproveitar e expor uma descoberta que mudou parte da minha rotina no ano passado. E a minha rotina, nos últimos anos, tem sido estruturada na minha veia de educador, porque eu sempre acreditei (e acredito) que a gente não consegue deixar o olhar de curioso, de eterno aprendiz, que o professor naturalmente tem no seu cotidiano.

Então, estou me referindo aos podcasts, que são arquivos de áudio que geralmente contém episódios ou programas que abordam um tema específico. Como um programa de rádio que você pode baixar para um dispositivo que permite o acesso a tal conteúdo (seja um smartphone, uma smart TV, um notebook, etc). No meu caso eu tenho ouvido pelo app Overcast no iPad, ou no que já vem nativo no meu Windows Phone.

O grande barato desse tipo de recurso é que agora eu consigo aprender coisas novas enquanto faço atividades rotineiras que geralmente são mecânicas ou que não exigem muito "esforço mental". E esses momentos ocorrem quando faço algumas atividades domésticas (que agora tem adquirido outro status com a possibilidade de terem se transformado em momentos de aprendizagem).

Não é difícil perceber as potencialidades para a Educação do bom uso desse tipo de mídia. Além de ter conteúdo complementar (de ótima qualidade se o professor conseguir garimpar bem), que enriqueceria a experiência dos alunos, a facilidade de se criar o próprio programa com aplicativos acessíveis transformam qualquer um em um podcaster.

Então, como o universo de podcasts não é pequeno, vou dar umas sugestões com base nos que eu gosto de ouvir. Claro, eles refletem meu gosto pessoal, portanto fiquem a vontade para criarem suas listas (e ouvirem usando outros apps, inclusive). Meu Top 5 é o seguinte:

  • Nerdcast - o primeiro que ouvi, com conteúdo sobre cultura pop e nerd e empreendedorismo (os especiais de RPG foram meu portão de entrada nesse universo...então são meus preferidos)
  • Gun Cast - do Murilo Gun, sobre criatividade, inovação e empreendedorismo (hoje é o que tenho ouvido mais, por ter programas mais curtos que os demais, mas com conteúdo muito bom). Correlatos a esse também sugiro o GV Cast, do Geração de Valor, e Podcast da Bel, da Bel Pesce...esses focando mais o empreendedorismo, mas com pitadas de inovação e criatividade
  • Agência Transmídia - podcast com audiodramas que ilustram o que ocorre em uma agência que produz conteúdo transmídia
  • Escriba Café - com temas da história do mundo no formato de audiodrama
  • Autismo Brasil Podcast - com temas sobre Autismo, para pais e profissionais
Como tenho projetos sobre Educação Empreendedora, Inovação e Criatividade na Educação e Narrativas Interativas no ensino esses podcasts tem me dado ótimos insights. O Autismo e História são temas que também me interessam, assim como aprender línguas, atualidades, humor, filosofia, podem ser temas que interessem a vocês...

É isso...agora a atividade de lavar pratos não é mais tão chata assim...;-)

Nenhum comentário: