E aí pessoal,
estou iniciando uma nova etapa nos meus projetos voltados ao uso das tecnologias digitais na Educação.
Os que acompanham minhas ações no Facebook já devem ter visto minhas atividades como embaixador do Technovation Challenge 2016. Essa iniciativa teve motivo, pois desde o ano passado estamos desenvolvendo no MIDEAM algumas ações que focam no uso do App Inventor para criar conteúdo interativo digital para o ensino de Matemática. Aliás, as potencialidades desse recurso para todas as áreas do conhecimento são várias, e envolvem interdisciplinaridade, resolução de problemas e trabalho colaborativo.
Já há algum tempo temos realizado, como ações do projeto, oficinas e palestras sobre o uso das tecnologias nos contextos educacionais, na maioria das vezes no campo da Educação Matemática. Mas sempre fizemos referências aos diversos softwares que já estão à disposição dos profissionais...e nesse sentido, nosso trabalho era mais uma curadoria.
Agora, com outras demandas, e com a proposta de disseminar a cultura da autoria para todos (alunos e professores) vamos nos empenhar em planejar e produzir nosso próprio material. Iniciamos com histórias interativas para serem utilizadas para promover a alfabetização matemática (em breve vamos disponibilizar gratuitamente pra quem quiser usar), mas temos um leque de produtos e ações que estamos ansiosos para tirar do papel.
O start foi esse apoio ao maior programa de empreendedorismo e tecnologia para meninas do mundo! Se você é um(a) educador(a) que percebe a importância de implementar a cultura "maker" na sua escola, comece participando e incentivando suas alunas a participarem também. Nós temos um grupo aberto no Face para compartilhar as orientações chamado Sergipe no Technovation Challenge 2016. No ano passado a equipe que representou o Brasil na final foi do Recife. Quem sabe esse ano não temos uma galera de Sergipe indo para o Vale do Silício, hein? ;-D
Um comentário:
Danilo, temos algum local para acompanhar o progresso das equipes de nosso estado?
Postar um comentário