já há algum tempo tenho pensado em disponibilizar um material que eu criei com a finalidade de servir de modelo para o planejamento de experiências e conteúdos educacionais. Esse modelo foi concebido com base em um documento denominado canvas, que geralmente é utilizado para substituir os planos de negócios convencionais (clique no link para mais informações).
Aproveitando minha formação como designer instrucional e enxergando as potencialidades de aplicação desse tipo de material para o contexto educacional, acabei por chegar em um esquema que permitisse a estruturação dos elementos de um projeto educacional (seja de um produto ou de uma experiência de aprendizagem) mantendo, e explicitando, suas relações e permitindo a visualização clara e o bom entendimento para o público envolvido no desenvolvimento da atividade.
Acho que ficou muito bom! Eu tenho usado como modelo para os meus projetos e acho que merece ser compartilhado. Por isso estou disponibilizando sob a licença Creative Commons pelo Flickr.
Confiram, abaixo, o modelo e um exemplo de atividade sugerindo como os espaços devem ser preenchidos.
Confiram, abaixo, o modelo e um exemplo de atividade sugerindo como os espaços devem ser preenchidos.
No exemplo, uma adaptação de jogo de damas para ser utilizado em uma situação de aprendizagem sobre adição e subtração de números inteiros. O ideal é ilustrar com figuras e todos os registros esperados pelo educador (principalmente na área de Ações/Procedimentos e Avaliações/Indicadores)
Espero que tenham gostado! Fiquem a vontade para utilizar... :-D
Nenhum comentário:
Postar um comentário