sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Smart TV: Entretenimento+Conteúdo Educativo na sala-de-estar/aula

Oi, pessoal

realmente estava sem muitas idéias sobre o que postar no último mês (e a eterna correria também não ajudou). O lampejo de inspiração apareceu quando comprei uma Smart TV aproveitando a chuva de descontos pós-Copa do Mundo. E para alguém louco por tecnologia era uma aquisição esperada! :-)

Bom, e a primeira coisa que fiz quando instalei foi...acessar os apps da loja de aplicativos. Porque não tem sentido ter uma e não aproveitar todas as suas potencialidades. E, sendo professor, claro que minha busca tinha como objetivo já prever as possibilidades de uso com fins educacionais.

Tenho que admitir que o processo de selecionar e criar um ambiente personalizado (e isso já acontecia na escolha de apps para meus dispositivos móveis) chega a ser lúdico pra mim...e o porquê disso não sei explicar...mas é muito legal!


Meu mosaico de aplicativos
Ao final do processo gostei muito do resultado. Tenho agora na minha sala de estar uma plataforma de entretenimento e aprendizagem. Posso selecionar um aplicativo que me dá acesso desde à programação do Cinemark, games de Matemática, aos meus canais favoritos no Youtube (agora em tela grande e construindo minha própria programação),  e ao Netflix, até assistir aos vídeos de cases de sucesso de empreendedores da Endeavor, ver conteúdos do SlideShare, e para aprendizagem de LIBRAS no canal TV INES, ver meu Twitter e assistir aos vídeos da TV Escola.

App da TV Escola
Fiquei mesmo muito animado, até porque sei que às vezes a tecnologia é superestimada. Eu imaginava se isso iria realmente influenciar no meu cotidiano, e vou confessar uma coisa, faz sim a diferença. Acessar alguns aplicativos na Smart TV já faz parte da minha rotina diária, o que me faz, inclusive, refletir acerca da necessidade de assistir a programação da TV aberta ou até mesmo da TV por assinatura.

 Claro que nem tudo são flores...e na minha opinião o mais chato de alguns apps é a falta de atualização no conteúdo. Por exemplo, embora eu aprecie muito os vídeos do aplicativo da Endeavor acho que poderia ser ampliado o leque de opções. Certamente essa limitação de conteúdo me forçará a, futuramente, desinstalar software, caso não ocorram atualizações com novos vídeos sobre empreendedorismo. Isso acontece com alguns outros também...

App do SlideShare
Evidentemente, uma sala de aula equipada com esse tipo de recurso foi a primeira visão que me veio...mas aí já pensei no problema da exigência de uma conexão banda larga decente, do planejamento de atividades e adaptações do curriculo pelos professores, e várias outras variáveis que influenciam no bom andamento de uma experiência de aprendizagem nos ambientes escolares.

Mas elas já são uma realidade (cada vez mais acessíveis)...e podem ser tão smart quanto a gente quiser que ela seja...


Nenhum comentário: