dessa vez acho que bati minha marca de tempo sem postagem aqui. Isso reflete o volume de projetos nos quais estava envolvido ultimamente. E é, justamente, sobre um deles que vou discutir aqui agora. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Sergipe, programa que se iniciou em 2013, com a formação de alfabetizadores dos municípios do Estado focada em Língua Portuguesa, e que no ano passado (2014) focou na Alfabetização Matemática.
Quando fui convidado para ser coordenador adjunto, responsável pela equipe de formação em Alfabetização Matemática, sabia que o desafio era grande, principalmente pela abrangência do programa no Estado. Além disso, sempre defendi que os profissionais que atuam na Educação Infantil e nas primeiras séries do Ensino Fundamental são, certamente, os grandes colaboradores no processo de formação dos nossos alunos, e justamente por isso, deveriam ser aqueles para quem todos os esforços (em todos os sentidos) deveriam ser focados e priorizados.
Devo dizer que foi uma experiência excepcional. Não precisaria, mas vou reforçar que os alfabetizadores tem a missão mais nobre e importante para a nossa sociedade. E, pensando assim, a proposta da nossa equipe era criar ambientes de debate que enriquecessem as experiências do profissional que atua diretamente nas salas de aula. E promover uma Alfabetização Matemática na perspectiva do letramento, algo que vai além de ensinar métodos e algoritmos para as crianças...mas tenta despertar sua curiosidade, reacender aquela centelha que tem se apagado ao longo dos anos nos bancos das nossas escolas.
Para quem é da Pedagogia e da Licenciatura em Matemática, vale muito a pena conhecer o material usado no PACTO. Foram 8 cadernos de formação produzidos por pesquisadores da área que conseguiram rechear os livros com várias experiências práticas e sugestões de referências.
Acessem o material no site do GEADAS (UFS) pelo endereço eletrônico http://www.geadas.com.br/pnaic/index.php
E embora a etapa de formação em Matemática tenha terminado no programa, vamos incorporar vários elementos utilizados no nosso projeto "Matemática para pedagogas(os)", que desenvolvo junto com a professora Maria Adeilma (uma das parceiras no PACTO, também), no Instituto Federal de Sergipe. Então, acompanhem nossas ações pela página no Face em https://www.facebook.com/groups/438714662830118/?fref=ts
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário