nesse último post do ano vou aproveitar para apresentar algumas idéias que tenho discutido nas disciplinas "TIC aplicadas ao ensino de Matemática" e "Laboratório de Ensino de Matemática", com alunos da Licenciatura em Matemática do IFS, e que, certamente, nortearão alguns dos meus projetos para o ano que se inicia.
O uso dos recursos computacionais, ou de atividades práticas offline, aplicadas em situações de aprendizagem de Matemática muito raramente são voltadas ao uso da habilidade de criação de algoritmos para a resolução de problemas propostos pelos professores. Mesmo que na sua formação inicial estes tenham disciplinas que apresentem estratégias fundamentadas no uso das linguagens de programação para resolver alguns problemas de matemática (como ocorre em ICC e Cálculo Numérico, por exemplo).
Os nossos debates tem levado a refletir sobre como nós, professores de Matemática, podemos utilizar esses recursos para promover experiências que enfatizem a construção do conhecimento matemático, através de atividades investigativas fazendo uso do Super Logo (ou qualquer outra interface para implementação da linguagem LOGO de programação, disponível na Web), do VisualG (que nos permite usar uma pseudo linguagem de programação mais próxima do português, para os que não se adaptam bem com a sintaxes usuais, geralmente em inglês), ou até mesmo dos sites do Khan Academy, Code.org, Scratch e App Inventor (esses dois vinculados ao MIT), projetos que nos apresentam ambientes de programação online, com atividades muito interessantes para os iniciantes. No site do Code.org, inclusive, há sugestões de atividades offline que podem ser feitas sem o uso de computadores...(para aqueles que sempre se lamentam porque não tem acesso a esses aparatos, ou que as máquinas disponíveis na sua escola não têm acesso à internet...pois, pelo que imaginam, sem internet tudo vira sucata :-)
Deixo a sugestão, então, para que conheçam os projetos citados nos links que se encontram na lista ao lado, neste blog. E aceitem a convocação para ensinar (e aprender) a programar, nem que vocês reservem apenas 1 hora do seu tempo!!! Assista ao vídeo do projeto Code.org para ter uma ideia melhor acerca das vantagens de adotar esse tipo de abordagem.
(Acione a legenda em Português para assistir ao vídeo, se preferir)
Claro, há sempre o argumento de que não há tempo para ensinar tudo isso aos nossos alunos...afinal já temos que correr tanto para cobrir todo o conteúdo previsto para o ano letivo! Evidentemente, devemos planejar bem em que momentos e em que contextos podemos implementar essas ações. Embora nem todos os professores vivam essa realidade, há os que trabalham em escolas com ensino em tempo integral (com atividades diferenciadas nos contra turnos), ou instituições que adotem a pedagogia de projetos, escolas com Clubes de Matemática, projetos sociais com foco em atividades educativas, e todo um ecossistema educacional que não deve ser desconsiderado.
Sendo assim, para iniciar bem o ano de 2014, e esse novo cenário que se anuncia, só posso dizer: "Hello world!" :-)
Um comentário:
Thanks for sharing this article. Bye the way, I love Khan Academy because the math videos are absolutely amazing. I read it on another blog that 90% of the videos are taken in a single shot. Just imagine, how much hard work these guys are putting in.
Postar um comentário