Embora o Dia Nacional da Matemática já tenha passado (foi no dia 6 de maio) esse post será uma homenagem ao grande escritor e professor de Matemática Júlio César de Melo e Souza, mais conhecido pelo pseudônimo Malba Tahan.
Digo isso porque estava eu arrumando uns papéis na minha "desarrumação" habitual no escritório, quando encontrei dentro do meu antigo aparelho de scaner três folhas com desenhos em quadrinhos de uma história inspirada em um dos contos do livro O Homem que Calculava, escrito pelo citado professor (acesse a versão online da obra no link). Lembro que tinha encomendado essa versão da história para fixar em um mural na escola onde lecionava para comemorar o Dia Nacional da Matemática, apresentando parte do conto e deixando a solução do problema que aparece no relato para ser discutido entre os próprios alunos.
Como infelizmente não tive sucesso no meu intento (não lembro nem o porquê), agora com eles nas mãos resolvi democratizar, afinal achei que ficou muito legal. E seria uma heresia deixar esse material se perder novamente no meio das minhas pilhas de papel...
Então, aí está o resultado de uma adaptação minha do texto e da arte de Lucas Guimarães (hoje, além de artista, estudante de Medicina).
Espero que aproveitem o material (tive que deixar os arquivos um pouco "pesados" na tentativa de manter o texto legível e os desenhos numa melhor resolução) ! E para os que nunca leram a obra, sugiro que mergulhem no universo de Malba Tahan...
...e se deliciem, principalmente, com as aventuras de Beremiz Samir!
Abs
2 comentários:
Gostei muito do material professor!
Continue achando coisas interessantes nos seus arquivos!!!
Valeu! Sempre que tiver material interessante colocarei aqui no blog...
Postar um comentário