Desde o semestre passado tenho tentado inserir algumas ferramentas da Internet na minha prática docente no Ensino Superior. Depois de um semestre inteiro discutindo as Novas Tecnologias e a Educação na disciplina de mesmo nome, como aluno especial do Mestrado em Educação da UFS, pensei que a melhor forma de compreender as suas potencialidades seria aplicando-as de forma efetiva nas minhas atividades sugeridas em sala.
Utilizei o ambiente Edu 2.0 para o acompanhamento da elaboração de projetos de modelagem matemática; o Google Docs, para elaboração de artigos e trabalhos acadêmicos de forma colaborativa; e estou usando, nesse semestre, grupos de discussão para atividades complementares em algumas disciplinas.
Devo admitir que não tem sido fácil. O trabalho cooperativo (e o colaborativo, principalmente!) requer mais que o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao uso das ferramentas tecnológicas de produção de conteúdo. Requer uma mudança de concepção do próprio modelo formado acerca do que seja trabalho cooperativo. Os alunos ainda continuam acreditando que dividir um trabalho em partes que serão distribuídas entre os participantes de um grupo, sem que ninguém conheça a totalidade, é a melhor maneira de conduzir uma atividade colaborativa.
Isso só demonstra que a existência do recurso, por si só, não é suficiente para que a prática docente evolua e se adeque à nova realidade.
Abraços a todos
Obs.: Agora estou também no Facebook e no Twitter...testando seus recursos e analisando o que se pode extrair deles!
2 comentários:
legal o lançe do RPG, parabéns pela criatividade, a entrevista também foi legal.
Valeu, Erika
na Sociedade do Conhecimento não dá pra ficar no "trivial"...
Abs
Postar um comentário