domingo, 8 de junho de 2008

Educação Matemática e Educação Empreendedora

(Esse é o trecho de um trabalho meu apresentado no I SIPEMAT, em Recife)


O ambiente escolar, como representação parcial ou total da sociedade, tem como um de seus objetivos reproduzir as relações de trabalho e consumo da sociedade possibilitando o crescimento profissional e pessoal e, conseqüentemente, a formação cultural e política dos indivíduos. Tal formação se constitui num requisito fundamental para que a reflexão acerca da participação produtiva que o cidadão tem no contexto social ao qual pertence, bem como para a compreensão dos obstáculos que resultam na obtenção da igualdade social, por meio de uma distribuição de renda mais justa e da capacidade de aquisição de bens e serviços necessários para a manutenção da sua sobrevivência. A proposta de inserção dos temas transversais, mais especificamente trabalho e consumo, no currículo referente às séries do Ensino Fundamental demonstra a importância desse debate dentro do ambiente escolar.

Nesse sentido a escolha de estratégias para uma abordagem do tema trabalho e consumo podem ser pensadas no âmbito da Educação Empreendedora, que tem como objetivo principal a cultura do empreendedorismo. Mesmo se constituindo num campo novo de estudo, o empreendedorismo se apresenta como uma alternativa de desenvolver habilidades necessárias a qualquer indivíduo, principalmente o jovem e o adulto, que faça parte da sociedade contemporânea que sofre transformações sócio-econômicas impulsionadas pelas inovações tecnológicas e as novas relações de trabalho.

Ao considerar a experiência do aluno adulto ou do jovem trabalhador, que se vê muito cedo com a responsabilidade de ser o ente produtivo do meio familiar, num mercado de trabalho que não oferece muitas opções para o indivíduo não-escolarizado, ou num nível de escolarização baixo, se faz necessária a reflexão acerca das novas relações empregatícias existentes na sociedade do conhecimento e das possibilidades que acabam surgindo dessas novas relações. À medida que o aluno percebe tais mudanças, e se vê imerso numa outra realidade, que deve ser apresentada no ambiente escolar, ele adquire uma consciência crítica acerca desses modelos e, conseqüentemente, uma certa liberdade de escolha de suas ações futuras.

A Educação Matemática acontece nesse contexto, de Educação de Jovens e Adultos atrelada à uma Educação Empreendedora, com a apresentação de uma linguagem formal para alguns conceitos já conhecidos pelos aluno e na ampliação desse conhecimento a partir da apresentação de novas relações e procedimentos não comumente utilizados por eles, mas que fazem parte do rol de ferramentas de planejamento das instituições ou dos indivíduos produtivos.

Nenhum comentário: