terça-feira, 7 de abril de 2020

Como o Design Instrucional pode ajudar nesses tempos de Educação Remota Emergencial?

Olá, pessoal

pelo jeito foi preciso uma quarentena pra voltar a postar aqui no blog. E o assunto é sério!
Bem, para além de tudo o que estamos passando no âmbito da Saúde neste período de pandemia, nada tem me incomodado mais do que a corrida que tem levado instituições de ensino, professores e professoras a tentar manter atividades docentes remotamente. Não vou levantar um debate aqui sobre as motivações para que isso esteja acontecendo, mas há algo que precisa ser dito: há uma diversidade de propostas que deveriam, evidentemente, serem repensadas.

Falo isso considerando dois pontos de vista: o de pai e o de educador.
Como pai, cada vez mais vejo na experiência que passo na orientação das tarefas que meu filho recebe, e no relato de outros pais em alguns grupos, a dificuldade em administrar a maioria das coisas que são encaminhadas por meio da plataforma institucional. E aqui falo sob a perspectiva de quem tem um filho que necessita de adequações curriculares, hein?! Ou seja, as atividades recebidas deveriam vir todas com adequação às demandas específicas dele.
Como educador, tenho entendido como é complicado querer manter algum tipo de interação e engajamento tendo a certeza que parte dos meus alunos não terão acesso ao que preparei simplesmente por não terem os recursos tecnológicos necessários para tal. A minha instituição, por exemplo, está oferecendo auxílio financeiro para os alunos adquirirem pacotes de dados para poderem acessar as ferramentas...mas a gente sabe como é delicada a realidade das redes públicas.

Como não tenho condições de mudar essa segunda realidade, pois é uma coisa que foge ao meu alcance, ao menos gostaria de tentar colaborar com a primeira. Sim, pois sei que parte dos colegas tem feito o possível sem um mínimo de formação adequada para atuarem neste cenário.

Assim, aproveitei minha formação em Design Instrucional pra preparar um material que pode ajudar os colegas que, mesmo não estando no contexto da EaD, se vêem diante de demandas que podem ser melhor resolvidas com algum conhecimento desse campo do conhecimento. Ele foi feito pensando no professor ou professora que está apenas usando seu material didático (que muitas vezes já estava pronto para sua aula normal) e disponibilizando nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, sem nenhum tipo de ajuste a esse novo contexto.

Então, se você achar que este conteúdo pode ajudar, pode compartilhar! E lembre do seguinte: Uma aula online não pode potencializar a exclusão. O fator emergencial não pode ser justificativa pra deixar de fora nenhum dos seus alunos ou alunas. Quando isso acontece, então ela deve deixar de ser uma solução a ser considerada.

Ah...e eu não poderia esquecer de te lembrar duas coisas:

  1. #LaveAsMãos
  2. Se puder #FiqueEmCasa
  3. Faça coisas que te façam uma pessoa melhor (leia, converse, medite, exercite, brinque)...isso tudo vai passar!  ;-)

Blue and White Simple Start-up Business Animated Presentation de Danilo L Batista

Nenhum comentário: