sexta-feira, 5 de junho de 2015

Criatividade e ócio criativo

Como é bom estar de férias!

Digo, como é bom produzir nas férias! Sei... alguns podem pensar que produção e férias não deveriam estar numa mesma sentença. Mas pra mim já é algo muito natural. Na verdade curto produzir mais nas férias do que enquanto estou nas atividades acadêmicas, pois a pressão não existe (porque aí tem que fazer artigo, relatório, e sei lá o quê que somos obrigados a entregar para manter o status de pesquisador). 

Nas férias não! Vou assistindo um filme, lendo algum livro ou revista, batendo papo, navegando na internet e as idéias aparecem me chamando pra trabalhar nelas.E pra mim isso é diversão! Claro, posso até fazer um artigo, escrever um projeto...mas aí é movido pela inspiração, não pela obrigação.

Como esse mês foi bem recheado de atividades, vou aproveitar meu ócio criativo para criar esse conteúdo aqui. Dessa vez, como ministrei algumas oficinas e palestras que discutiam a questão da autoria para profissionais da Educação, e eu acredito que uma pitada de criatividade amplia as possibilidades de uso do produto que foi gerado por esse profissional, vou listar aqui algumas referências que descobri nas minhas últimas pesquisas e estudos sobre o tema. Não são, necessariamente, conteúdos que se referem a uma teoria sistematizada, mas a um material que nos permite ter outro olhar para algumas coisas. E é esse novo olhar que, na minha opinião, desbloqueia aquelas janelas que permitem entrar a luz que ilumina as novas idéias...ou novas formas de combinar idéias antigas. Então aproveitem e acessem!

Site do PROVE: http://www.prove.vc/
Blog do EDUCAÇÃO FORA DA CAIXA: https://medium.com/@alexbretas

E para encerrar minha última semana de recesso vou aproveitar as palestras gratuitas online do Maior Congresso de Criatividade do Brasil, promovido pela Hypeness. Acessando o último link da lista você também pode fazer a inscrição. 

Ah...se você tem outra sugestão de link que aborde o tema de criatividade e inovação poste na seção "Comentários". E enriqueça nossa lista... :-D

Nenhum comentário: